Você conhece as tendências da automação residencial?

Se você trabalha bastante e gosta de aproveitar os benefícios que a tecnologia traz nos pequenos de...

Tecnologia

Você conhece as tendências da automação residencial?

compartilhar em:

18 de Maio de 2022


Se você trabalha bastante e gosta de aproveitar os benefícios que a tecnologia traz nos pequenos detalhes do dia a dia, precisa conhecer as novas tendências de automação residencial.

 

O conceito apareceu na década de 70, nos Estados Unidos, quando foram criados os primeiros sistemas automatizados de controle para aplicações industriais. De lá para cá, novas soluções são lançadas a todo momento no mercado, sempre acompanhando as tendências de consumo.

 

Por isso, separamos as melhores tendências de automação residencial para que você não abra mão do conforto, praticidade e segurança que a tecnologia pode proporcionar.

 

Mercado de automação residencial

De acordo com um estudo realizado pelo IDC Brasil (International Data Corporation), empresa especializada na análise e previsões do setor da tecnologia, o mercado de automação residencial cresceu 21% em 2021, movimentando aproximadamente 291 milhões de dólares. No Brasil, a expectativa é que cresça cerca de 30% ao longo dos próximos anos, enquanto no mundo o crescimento fique em torno de 11,9%.

 

Dentre os principais departamentos e dispositivos que prometem um desenvolvimento maior estão os voltados para segurança (32%), os elétricos (32%), os smart speakers (25%) e os termostatos (28%).

 

A LG também conduziu um estudo sobre o assunto. A pesquisa online com 837 usuários nos Estados Unidos, de idades entre 25 e 54 anos e que compraram um eletrodoméstico smart nos últimos cinco anos, revelou o que os consumidores desejam para uma casa inteligente.

 

A primeira demanda relacionada à internet das coisas é a opção de controlar aparelhos automaticamente (17,3%); em segundo lugar, com 15,7%, economizar energia e dinheiro; e em terceiro lugar, com 13,3%, a possibilidade de personalização.

 

A pesquisa também mostrou que uma casa conectada não é só para os mais jovens. As pessoas com cerca de 50 anos, que passam relativamente mais tempo em casa e nas atividades familiares, expressaram maior satisfação com seus eletrodomésticos inteligentes em comparação com os mais novos.

 

Os adultos entre 50 e 54 anos apresentaram nível de satisfação de 60% contra 27,7% entre o grupo de 25 a 29 anos. Enquanto a ideia de possuir uma tecnologia inovadora é o que mais atrai as pessoas de até 40 anos. Os mais maduros priorizam a melhoria de desempenho.

 

Comandos de voz

A grande celebridade das casas inteligentes é a Internet das Coisas (IoT), um conceito que descreve a possibilidade de diversos dispositivos se conectarem através da internet e trocarem informações entre si. Isso é possível graças às tecnologias smart, que possibilitam outras vantagens, como controlar tudo remotamente e, é claro, automatizar processos básicos do dia a dia.

 

Os dispositivos smart já fazem parte da nossa vida de muitas formas, seja através de eletrodomésticos ou simplesmente pelo celular que usamos diariamente. Contudo, uma característica em especial está fazendo um grande diferencial na vida dos usuários e figura entre as principais tendências de automação residencial: o comando de voz.

 

Com a ajuda de assistentes virtuais, é possível controlar dispositivos inteligentes, como lâmpadas e tomadas com poucas palavras, tornando tudo ainda mais fácil.

 

De acordo com um levantamento da Dashbot, 75% dos entrevistados (todos residentes dos Estados Unidos) utilizam assistentes virtuais pelo menos uma vez por dia. Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais interessadas em controlar pequenas coisas através de comandos de voz.

 

A tendência é que cada vez mais dispositivos sejam compatíveis e integrados aos diferentes assistentes virtuais disponíveis no mercado, assim como a experiência geral com essas inteligências artificiais seja aprimorada.

 

Economia

Em uma pesquisa realizada pela LG, 837 norte-americanos com idade entre 25 e 54 anos responderam um questionário online sobre o que mais esperam ou valorizam de uma casa inteligente. Em primeiro lugar, com 17,3%, ficou a possibilidade de controlar os aparelhos automaticamente, algo que já faz parte da premissa básica das tecnologias smart, mas tende a ser ainda melhor no futuro. Em segundo lugar, com 15,7%, veio a intenção de economizar e gastar menos dinheiro de diversas formas.

 

Muitos dispositivos inteligentes já possuem características mais econômicas que os tradicionais. As lâmpadas smart, por exemplo, são tendências de automação residencial, consomem menos energia que as tradicionais e ainda possuem diversos recursos de automação para evitar desperdícios. O mesmo vale para tomadas e outros dispositivos que podem ser desligados automaticamente para economizar energia elétrica.

 

Personalização

Os dispositivos smart oferecem muitos recursos para seus usuários, mas o levantamento da LG também apontou um fator que precisa ser aprimorado: as opções de customização. Apesar de tudo ser simples e fácil de usar, as pessoas sentem falta de poder mexer nas opções de forma mais profunda e deixar tudo mais a sua cara; 13,3% dos entrevistados disseram que desejam mais personalização em uma casa inteligente.

 

Hoje os dispositivos inteligentes buscam suprir mais as necessidades básicas do usuário, então seus recursos costumam se limitar em ligar ou desligar remotamente, programar um horário de funcionamento e coisas do tipo. Contudo, alguns já estão sendo aprimorados e indo além, como é o caso das lâmpadas smart, que dependendo do modelo podem mudar de cor e atingir diferentes intensidades. Esses pequenos detalhes são tendências de automação residencial e deixarão esses acessórios cada vez mais atrativos.

 

E você, o que espera de uma casa inteligente? Conte com a So.We para viver essa experiência! Oferecemos soluções inteligentes para facilitar a sua vida, proporcionando bem-estar, segurança e conforto. Nossa linha de produtos inclui:

 

 

Com nosso aplicativo, você cria rotinas e gerencia os dispositivos So.We, transformando qualquer espaço em um ambiente inteligente.

 

Gostou deste conteúdo? Leia mais no nosso blog!

 

Fique por dentro das nossas novidades!

Seu cadastro foi feito com sucesso!!
O E-mail precisa ser valido